07 novembro 2008

O nascimento do Bebê

Ontem, dia 6 de novembro, o Nelson, responsável pelo setor de fotolitos e impressão colocou na minha frente a primeira folha que tinha acabado de sair da impressora off set. Veio por trás da cadeira, colocou a folha aberta diante de mim e disse:

- O bebê está nascendo!
- Foi um parto muito difícil, respondi eu.

Já não sei se me alegro ou se me entristeço. Já se passaram quinze meses desde o início do pedido da verba para imprimir os livros. Já se passaram dois meses desde que recebi a verba. Quanto tempo vou ter que esperar ainda para ver os livros prontos? E depois, quanto tempo vou levar para vende-los para conseguir o dinheiro para iniciara a viagem?

A Mariza diz que é para eu me agarrar com São Jorge para ele afastar as preocupações e tristezas. “A Preocupação olha em volta, a Tristeza olha para trás, a Fé olha para cima”. Mas o que eu preciso mesmo é de muita paciência.

Hoje aprendi mais uma lição que eu já deveria saber a muito tempo: Uma gráfica é diferente de uma editora. Parece óbvio? Mais ou menos. Quando pedi as cotações em várias gráficas apenas uma delas me disse que só aceitaria imprimir os livros se eu levasse o trabalho “fechado”. Eles não faziam a diagramação. As demais não me falaram nisso. Das seis consultadas, apenas uma exigia o trabalho pronto. Só depois de duas semanas de sofrimento, foi que descobri que se eu quisesse que o livro fosse impresso eu teria que assumir a correção, a revisão e a diagramação. Em resumo, teria que entregar o trabalho pronto para ser feito o fotolito. Graças a Deus consegui a ajuda de dois funcionários da própria gráfica pra fazer a revisão. Agora posso dizer que o livro vai sair como eu queria que ele saísse: bonito e sem erros. Será? Vocês só vão saber depois de adquirir um para ler.

Aos vários amigos e amigas que me fizeram o pedido, peço apenas mais um pouquinho de paciência. Dentro de alguns dias estarei enviando os livros. Antes, porém vamos fazer o lançamento na Casa Turnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante par mim. Obrigado pela sua participação.